domingo, 27 de janeiro de 2013

Clássicos Automotivos: Jaguar XJ220

Jaguar XJ220

O clássico da Jaguar modelo XJ220 é um carro fora dos padrões da própria marca, e deixou sua história escrita no tempo. Sua produção iniciou-se em 1988 e  foi entregue a partir de 1992, finalizando em 1994.


Foram encomendados apenas 350 unidades, mas devido a recessão na economia em 1992 apenas 281 foram fabricados. Ele superou o Bugatti EB110 em velocidade máxima chegando a 350 km/h até 1994, quando foi superado pelo bólido... advinhe por quem! Falaremos no final da matéria.

O Jaguar XJ220 não era tão extravagante quanto seu algoz Bugatti EB110 SS. Ele tinha a metade de seu cilindro e turbo. Ou seja, com um motor V6 3,5 litros, 24 válvulas e dois turbos ele produzia 549 cv a 7.000 rpm e ia de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. Este Jaaaag XJ220 pesava apenas 1.375 kg. Seu motor era derivado do Cosworth DFV da Fórmula 1. Ele também possuia um torque surpreendente: 64,4 Nm a 4.500 rpm.

Curiosidade: o nome "XJ220" foi atribuído como uma referência para a velocidade alvo de topo 220 mph (350 km/h). Outro dado surpreendente era o seu consumo. O carro mais rápido do mundo em velocidade final na sua época também era o mais econômico. O Jaguar XJ220 tinha consumo médio de 8,7 km/l devido à excelente performance de seu motor V6 Cosworth DFV.

 O Jaguar XJ220 foi desenhado por Keith Helfet. Ele foi anunciado oficialmente em 1989 com a especificação revisada e um preço de US$ 580.000,00

E voltando para o início da matéria, o supercarro que o superou foi nada mais, nada menos que o Mclaren F1.

Ficha Técnica


Motor
  • Tipo de motor: Cosworth concebido, TWR -desenvolvido, Twin de 90 graus turbo, V6 quad cam
  • Diâmetro x curso: 94 mm × 84 mm (3,70 por 3,31 polegadas)
  • Deslocamento (cc): 3.498
  • Taxa de compressão: 8.3:1
  • Engrenagem de válvula: quatro válvulas por cilindro, comando de válvulas operadas por gêmeas cinto-driven overhead por banco de cilindros
  • Sistema de combustível: Zytek injeção eletrônica de combustível seqüencial com dupla Garrett turbocompressores T3, twin ar-ar intercoolers
  • Ignição: Zytek motor eletrônico de gerenciamento
  • Potência máxima: 542 cv (404 kW) @ 7000 rpm
  • Torque máximo: 475 lb ft (644 N · m) @ 4.500 rpm
Transmissão
  • Tipo: FF Developments cinco velocidades transaxle com AP Racing de 8,5 de diâmetro embreagem lug, tração traseira por meio de acoplamento viscoso controlado diferencial de deslizamento limitado e unidade espiral cônica final.
  • Relações de transmissão
    • 1 - 3.00:1
    • 2 - 1.95:1
    • 3 - 1.42:1
    • 4 - 1.09:1
    • 5 - 0,85:1
    • 3.364:1 relação da transmissão final
Body & Chassis
  • Tipo: Bonded e rebitadas alumínio banheira de favo de mel com lâmina de chapas de ligas de corpo e composto underbody venturis, divisor dianteiro eo spoiler traseiro.
  • Direção: pinhão e cremalheira, 2,5 voltas de batente a batente.
  • Suspensão: dianteira e traseira: independente, com duplos triângulos de comprimento desigual, molas helicoidais, inboard pressurizados a gás Bilstein amortecedores e barras estabilizadoras.
  • Freios: 32 mm de largura discos ventilados, de 13 em (330 mm) da frente de diâmetro, 11,8 em (300 mm), diâmetro traseira; AP Racing quatro pot-pinças de raio.
  • Rodas: Speedline frontal em liga de uma peça: 9 cm x 17 na traseira: 14 em x 18 em
  • Pneus: Bridgestone Expedia S.01 assimétrica unidirecionais
  • Frente: 255/45 ZR17
  • Traseira: 345/35 ZR18
  • Coeficiente de arrasto: 0,36
Desempenho
  • 1 ª marcha: 60 mph (97 km / h)
  • 2 ª velocidade: 93 mph (150 km / h)
  • 3 ª: 128 mph (206 km / h)
  • 4 ª: 166 mph (267 km / h)
  • 5 ª marcha: 213 mph (343 km / h)
  • 0-30 mph (0-48 km / h): 1,9 segundo
  • 0-40 mph (0-64 km / h): 2,5 segundos
  • 0-50 mph (0-80 km / h): 3,0 segundo
  • 0-60 mph (0-97 km / h): 3,6 segundo
  • 0-70 mph (0-110 km / h): 4,6 segundo
  • 0-80 mph (0-130 km / h): 5,5 segundo
  • 0-90 mph (0-140 km / h): 6,5 segundo
  • 0-100 mph (0-160 km / h): 7,9 segundo
  • 0-110 mph (0-180 km / h): 9,3 segundo
  • 0-120 mph (0-190 km / h): 10,8 segundo
  • 0-130 mph (0-210 km / h): 12,6 segundo
  • 0-140 mph (0-230 km / h): 14,9 segundo
  • 0-150 mph (0-240 km / h): 17,4 segundo
  • 1/4 milha: 11,7 segundo
  • 1/4 milha: 125 mph (201 km / h)
  • Velocidade máxima: 213 mph (343 km / h)
Consumo de combustível
  • Na constante 75 mph (121 km / h): 26,92 milhas por galão imperial (10,49 l/100 km; 22,42 mpg-US)
  • Na constante 56 mph (90 km / h): 32,32 milhas por galão imperial (8,740 km L/100; 26,91 mpg-US)
  • Ciclo urbano: 16,12 milhas por galão imperial (17,52 L/100 km; 13,42 mpg-US)
Pesos e Dimensões
  • Tara: 1.470 kg (3.200 lb)
  • Comprimento: 4,930 mm (194 polegadas)
  • Largura: 2.220 milímetros (87 polegadas)
  • Altura: 1.150 mm (45 polegadas)
  • Distância entre eixos: 2.640 milímetros (104 polegadas)
  • Via dianteira: 1.710 mm (67 polegadas)
  • Traseira: 1.588 milímetros (62,5 polegadas)